Tecnologia em Tempos de COVID

Fco. Santos

Que a tecnologia veio para ficar, nós profissionais já sabemos isso a muito tempo. Lutamos constantemente seja em casa para explicar como ganhamos a vida ou seja para um Chefe que determinada coisa está errada ou que a longo prazo deveria ser feita de outra forma etc.

Para quem trabalha com programação, segurança da informação, bancos de dados e servidores, o termo HOME OFFICE não é novidade e já tem muitos anos.

Mais quando falavamos que chegaria o momento em que o nosso trabalho tenderia para esse tipo de trabalho, muitos se não a maioria dizia, "Imagina isso é impossível", "Impossível", "Utopia" entre outras coisas.

Hoje a anos que trabalho em Home Office no Brasil sinto uma necessidade de trabalhar em empresas grandes e inovadoras, que realmente impactem ou tentem impactar positivamente a vida das pessoas.

Se uma coisa aprendi nesse tempo é a usar meu tempo de almoço e café em família, porque o trabalho Home Office parece ser mais simples, mais é o contrário. São inumeros aspectos a se pensar além do trabalho. É o Esposo ou Esposa perguntando coisas como se não estivessemos trabalhando, são filhos pedindo ajuda com deveres escolares ou com brincadeiras e jogos eletrônicos entre outros inumeros afazeres que enquanto se passa horas indo ao trabalho e mais 9 a 11 horas trabalhando e mais algumas horas para regressar a casa, não tinhamos que lidar.

Mais o motivo de Eu valorizar isso é justamente porque pude ver a evolução do meu filho em computadores, e de ver os primeiros passos da minha filha, que provavelmente trabalhando fora não teria visto.

Mais o que me preocupa em meio a Pandemia não é o trabalhar em casa e sim como será a relação das empresas nesse processo e como será visto o profissional que trabalha em casa pela empresa?

As empresas vão entender que dividimos horario com N coisas?

Essas são coisas vieram para ficar, o que faremos daqui para frente determinará como nossa sociedade vai transformar todo o sofrimento e as vidas perdidas em coisas melhores e maior qualidade de vida.