Como se prevenir da Espionagem Empresarial Moderna?

Fco. Santos

É difícil prever o impacto que a Espionagem Moderna Comercial pode gerar para uma empresa ou até para o mercado financeiro.

O que sabemos é que ele existe, mesmo embora algumas pessoas gostem de dizer que é coisa de teóricos da conspiração.

Quanto seus produtos estão seguros? Suas fórmulas seus códigos? Profissional a mais de Dez anos no mundo corporativo seja CLT, PJ ou prestador de serviços vejo inúmeros erros relacionados a segurança digital. Alguns desses erros são coisas completamente fáceis de consertar, como uma rede que usa tanto para seus visitante como para seus funcionários a mesma rede interligada entre Wifi e rede cabeada. Que deveria estar fisicamente separadas o que promove facilmente a segurança de diversos arquivos.

Mas o que fazer quando vários de seus trabalhadores precisam acessar arquivos e trabalhar neles remotamente? Sua rede pode estar segura mas e a rede em que seus funcionários acessam de fora da empresa? Enfim esses são apenas alguns detalhes.

Como é o controle de senha das máquinas e emails da sua empresa? Quanto aos emails, existem filtros de alerta para caso funcionários vazem arquivos para terceiros? Qual o meio de envio das senhas de diversos setores para os funcionários?

Todas essas indagações são pertinentes porque na maioria dos casos sempre blindamos os sistemas como se isso fosse resolver todos os problemas e esquecemos que normalmente o elo mais fraco são as pessoas e seus comportamentos. Seja pela definição e aceite de senhas fáceis ou simplesmente porque a pessoa cola um Postit com as senhas debaixo do teclado, no monitor ou nas paredes das divisórias de trabalho.

Hoje temos que nos preocupar além de tornar sistemas mais seguros, temos que criar metodologias de trabalho seguras, e fazer uso de tecnologias mais seguras. Mas tudo isso não é suficiente, porque nós temos que zelar pela visibilidade da nossa empresa na internet, de nossos produtos e serviços.

Agora imaginemos que um funcionário leve trabalho para casa, faça manutenção das redes sociais de casa aos fins de semana e acesse arquivos da empresa remotamente. Imagine ainda que esse profissional, esteja usando uma rede não segura com um computador desatualizado e usando senhas fáceis. Enfim muitas vezes o que causa a espionagem é a facilidade encontrada para a espionagem.